Notícias
o mais importante sobre o mercado imobiliário
Notícias
voltar \ Como fazer um espaço pequeno parecer maior? Estas dicas são infalíveis

Como fazer um espaço pequeno parecer maior? Estas dicas são infalíveis

25 mai 2021
Como fazer um espaço pequeno parecer maior? Estas dicas são infalíveis
O número de acessórios de decoração, a quantidade de mobílias e as tonalidades são aspetos a ter em conta.

Decorar espaços é para muitos um desafio. E torna-se ainda maior quanto mais pequena for a divisão. Há vários aspetos a ter em conta para não tornar uma divisão pequena parecer ainda mais pequena. O número de acessórios de decoração, a quantidade de mobílias e as tonalidades quando escolhidas com peso e medida podem fazer milagres e fazer com que um espaço com poucos metros quadrados possa parecer maior.

Conhece estas três dicas dos especialistas para tornar uma divisão pequena incrivelmente aconchegante e ampla:

Reduzir acessórios de decoração

Ter muitos acessórios de decoração num espaço pequeno pode dar a impressão de que a divisão está sempre desarrumada e que ainda é mais pequena. Por isso reduzir os elementos decorativos pode ser uma boa opção. Na hora de escolher, “optar por alguns acessórios maiores em vez de uma grande coleção de peças mais pequenas" pode ser uma boa solução, refere Laura Akahoshi, diretora de design da Property Staging Services, que salienta ainda a importância de “limitar a gama de cores a apenas um tom com mais destaque”.

Uma boa forma de o fazer é remover os móveis usados para colocar vários e pequenos elementos decorativos e deixar intencionalmente o espaço mais vazio. Em vez, podes colocar estantes para livros, com espaço para organizar a arrumação de forma não visível, por exemplo.

 

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Atenção ao peso visual da cor

As tonalidades são um elemento central no processo decorativo. Aquelas que chamam mais a atenção - as mais brilhantes e ousadas –, devem ser usadas nos espaços pequenos, mas com cautela já que serão um ponto de atração.

Para Laura Akahoshi, “encher prateleiras com livros de todas as variedades e cores pode fazer uma sala parecer mais escura e apertada”. Como solução podes usar capas de livros de cores neutrasplantas e peças decorativas feitas de vidro ou metal para refletir a luz.

As tonalidades das paredes e do mobiliário também são importantes. Usar cores claras nestes elementos poderá dar um novo brilho ao espaço e a impressão de que é mais amplo. Segundo Rohini Arya, proprietária da Treehouse Home Staging & Redesign, usar “tons mais suaves e leves pode fazer o espaço parecer maior" e recomenda ainda usar a mesma família de cores para os móveis e estofos.

Embora o branco tenha sido sempre uma escolha clássica de tinta para espaços pequenos, os proprietários não devem sentir-se limitados aos tons de creme e casca de ovo. Por exemplo, os tons suaves da terra podem ser usados para tornar os pequenos espaços mais vibrantes, ao mesmo tempo que ainda são suficientemente neutros para recuar para o fundo, permitindo que o mobiliário e os acessórios se sobressaiam.  

 

Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Não exagerar na mobília

Elementos grandes como sofás têm um grande impacto num espaço pequeno. E, por isso, é importante considerar o 'design' e a disposição de movéis de forma ponderada. "Se houver demasiada mobília numa divisão, pode-se sempre redistribuí-la noutro local da casa ou colocá-la num armazém", recomenda Andrea Bailey da Staging by Andrea. Isto porque para fazer um espaço pequeno parecer maior é importante substituir a mobília volumosa por peças mais pequenas com pernas expostas. Pendurar cortinas longas a fluidas a partir do teto é outro truque para dar a impressão de que os tetos são mais altos.

Fonte: Idealista News

Veja Também