7 ideias para transformar o sótão e a cave lá de casa

Algumas ideias de inspiração para aproveitar estes espaços da melhor maneira.
13 jul 2020 min de leitura

Todos nós temos tralha acumulada no sótão e na cave, em casa, mas já pensaste que há maneiras melhores de aproveitar esses espaços? As possibilidades são imensas. Mas antes de começar é muito importante fazer uma análise estrutural a essas divisões, para garantir que realmente é possível aproveitá-los da melhor maneira. E claro, uma remodelação como esta não dispensa a consulta de um profissonal, para que o resultado vá perfeitamente ao encontro das tuas expectativas.

Ainda assim, em colaboração com o portal Habitissimo, deixamos-ter algumas ideias de inspiração, preparadas para o idealista/news.pt, perfeitas para renovar a tua casa ou sotão.

Faz uma mezzanine

Esta sugestão é apenas para o caso de decidires renovar o sótão. Se és daquelas pessoas que sempre quis ter uma mezzanine, porque não aproveitar o espaço do teu sótão e criar uma? Apenas terás de garantir que segues a regra do menos é mais no que diz respeito à decoração, para conseguir um espaço equilibrado. Escolhe uma cama larga e pouco alta, alguns toques decorativos em cores claras, um tapete para poderes andar descalço neste recanto e está feito.

Faz uma mezzanine
Fonte foto: https://empresas.habitissimo.es/pro/cristalerias-la-laguna#1

Criar um quarto de brincar

Se não tens muito espaço no quarto dos teus filhos para os brinquedos, porque não aproveitar o sótão ou a cave para criar um quarto de brincar? De certeza que os teus filhos vão adorar e não vão querer sair de lá. Se não tens um orçamento muito grande, não precisas de criar grandes decorações no espaço – umas estantes para arrumação e alguns sofás ou pufes são suficientes. No entanto, deverás garantir que o espaço é seguro – isto significa que as escadas devem estar protegidas e, se necessário, devem ter uma proteção.

Criar um quarto de brincar
Fonte foto: https://proyectos.habitissimo.es/proyecto/prat-del-llobregat

Um espaço para os adultos da casa

O espaço do sótão ou cave é o local perfeito para criar um espaço de entretenimento, onde as possibilidades são ilimitadas…dependendo do bolso de cada um. Podem ter, muitas vezes, um bom sistema de som, uma televisão, algumas consolas de jogos ou até uma mesa de bilhar ou matraquilhos.

Um espaço para os adultos da casa
Fonte foto:https://empresas.habitissimo.es/pro/lola-rodriguez#1

Um escritório em casa

Nem todos podemos abdicar de um quarto da casa para criar um escritório, e por vezes o espaço na sala não permite integrar este tipo de ambiente no local. Qual é a solução? Aproveitar a cave ou o sótão. Procura criar sistemas de organização que te facilitem o dia-a-dia e que te permitam manter a organização. A mobília deve estar distribuída de modo a favorecer a entrada de luz natural, para que não canses tanto a vista quando estiveres a trabalhar no teu escritório em casa.

Um escritório em casa
Shutterstock

'Homecinema'

As caves são o local perfeito para criar um cinema em casa, mas esta ideia pode ser feita também no sótão. Escolhe uns sofás confortáveis, umas boas colunas, a maior televisão que conseguires, e algumas almofadas para tornar tudo ainda mais confortável. Para conseguires um cinema em casa que imite a experiência de ir ao cinema, deverás garantir que a divisão está bem escura durante os filmes. Uns blackouts ou estores bem opacos são capazes de ajudar. E não esqueças as pipocas.

´Homecinema´
Shutterstock

Um novo quarto para os filhos

Esta é uma solução muito usada nos Estados Unidos, em casas de famílias numerosas. Se esse for o teu caso, e os teus filhos apenas precisam de um novo quarto, aproveita o sótão ou a cave para criar um quarto extra, onde possam ter a sua privacidade. Não te esqueças de pensar na arrumação e organização do espaço, investindo em soluções de arrumação para consegui-lo.

Um novo quarto para os filhos
Shutterstock

Um ginásio em casa

Longe vão os tempos em que ter um ginásio em casa era coisa de multimilionários. Hoje em dia é possível criar um pequeno recanto para fazer desporto em casa, sem gastar muito. Se não tiveres espaço, usa o sótão ou a cave. Arranja algumas máquinas (se assim o desejares) e espaço de arrumação para colocar os colchões, pesos e demais equipamentos, para que tudo esteja organizado enquanto não os usas. Garante que arejas o espaço após cada treino para manter a divisão sempre fresca e sem maus odores.

Um ginásio em casa

Fonte: Idealista News
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.