Adeus ar condicionado? “Papel de arrefecimento” reciclado promete manter a casa fresca

Cientista produziu um material que é capaz de refletir os raios de sol nos telhados e que absorve o calor das casas e edifícios.
14 jul 2021 min de leitura

ar condicionado (AC) é um dos aparelhos que consome mais energia dentro de casa. Além de ser um “vilão” que pesa na fatura da luz, também não é amigo do ambiente. Mas e se manter a casa fresca no verão fosse possível, sem exigir eletricidade? Esta é a proposta de um cientista que inventou um material que reflete os raios de sol nos telhados, ao mesmo tempo que absorve o calor das casas e edifícios. E há mais: é feito de papel reciclável.

Este material, designado de “papel de arrefecimento”, poderá reduzir a temperatura da divisão de uma casa em até dez graus, algo que o torna numa alternativa radical, mas eficaz, aos aparelhos de ar condicionado, que consomem muita energia, refere o site ‘Free Think’.
 

A verdade é que com o aumento das temperaturas globais, tal como explica a publicação, há cada vez mais pessoas a investir num ar condicionado. Na China, por exemplo, já há mais aparelhos de AC que casas.
 

Yi Zheng, investigador chinês, e criador deste novo material – que não requer eletricidade e é 100% reciclável -, espera que um dia as pessoas, em várias partes do mundo, “embrulhem” as suas casas neste “papel de arrefecimento” para evitar que os espaços sobreaqueçam.
 

Na prática, este papel consegue criar uma barreira que consegue bloquear o calor uma vez que contém na sua composição um material que compõe o Teflon.

Fonte: Idealista News 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.