´Cleanfullness´: como acalmar a nossa mente através da limpeza

Esta nova prática está na moda e consiste em utilizar momentos de limpeza para libertar a mente e acalmar o nosso corpo.
04 nov 2022 min de leitura

Nos últimos anos, surgiram vários conceitos e formas de relaxar, que nos permitem acalmar a mente. Desde o 'mindfulness' até ao 'homefullness', passando pelo 'mindful eating', estas técnicas ajudam-nos a viver a vida com mais tranquilidade, mantendo o foco no presente. Dentro deste conceito surge uma nova prática: o 'cleanfullness'. Mas o que é que significa? Nada mais nada menos do que viver o momento da limpeza com atenção plena.

Esta forma de estar e encarar a limpeza da casa não é nova, já que podemos encontrá-la na filosofia budista, como o 'Osoji', que considera que antes de meditar devemos fazer uma limpeza de 20 minutos. Recentemente, também a famosa coach de organização, Marie Kondo, vem sublinhar a importância de ter a casa limpa e organizada para o nosso bem-estar emocional, considerando que organizar a casa é organizar a vida. O 'cleanfullness' é isso mesmo: organizar e limpar através de diferentes processos, o que te vão permitir reconectar com o teu eu.

'Cleanfullness': o que é?

limpeza da casa é vista de diferentes perspetivas pelas pessoas. Há quem considere que limpar relaxa e permite desconectar dos pensamentos que provocam ansiedade. E há quem considere que a limpar a casa é uma perda de tempo, pois podia-se estar a fazer outras coisas bem mais interessantes, como estar com os amigos, por exemplo.

Mas será que quem não considera que limpar a casa é relaxante pode mudar de ideias com o 'cleanfullness'? A resposta é sim. O 'cleanfullness' consiste em desconectar a mente enquanto estamos a organizar a casa. E como podemos colocar em prática esta nova forma de estar?

Como aplicar o 'cleanfullness' em 4 passos

1. Planificar a limpeza da casa

Limpar a casa rápido é o oposto do que se pretende. Se queres tirar benefícios desta prática, necessitas de te organizar. Estabelece 10 a 20 minutos por dia para limpar a tua casa, quer seja antes de meditar ou depois de um dia de trabalho. Assim poderás usufruir de mais tempo no fim de semana para fazeres o que mais gostas.

2. Menos é mais: como tornar a limpeza mais fácil?

Quanto mais coisas temos pela casa, mais temos de limpar. A pergunta é, será que precisas de isso tudo? Na maioria das vezes não. Por isso nada como criar um ambiente minimalista e ir colocando as coisas no seu devido lugar, depois de utilizá-las.

3. Dividir tarefas na hora de limpar a casa

Podes usar acessórios que te facilitem a limpeza da casa ou simplesmente dividir tarefas com a pessoa com quem vives. A rotina da limpeza não tem que ser aborrecida, podes dançar ao som de uma boa música enquanto limpas, fazer uma pausa para tomar uma bebida e relaxar ou até mudar a disposição dos móveis. Tudo serve para passares um bom momento. Como dizia Osho, “pode-se ser criativo no trabalho mais aborrecido do mundo”. Com a limpeza da casa é igual.

4. Mantras ou palavras-chave para desconectar a mente

 

Para muitas pessoas não é fácil meditar. O fato de terem de se concentrar e não pensar em mais nada enquanto meditam torna-se impossível. O 'mindfulness' simplifica este processo, pois a única coisa que tens que fazer é viver o momento. É importante não seres tão exigente contigo mesmo. E procura pensar somente no que estás a fazer no momento, seja isso lavar os pratos ou sacudir as almofadas.

Se mesmo assim, não te é fácil desconectar e relaxar, podes sempre repetir alguns mantras que gostes enquanto sentes o aroma de um incenso purificante e escutas uma música zen. O fundamental nesta prática é que tu próprio encontres estratégias para centrar a tua atenção naquilo que é importante e, sobretudo, aproveitar todo o processo!

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.