Como escolher a iluminação perfeita para cada divisão da casa

A iluminação é um dos pontos mais importantes da casa e faz toda a diferença. Eis algumas dicas que podem ajudar-te na hora de decidir.
02 set 2021 min de leitura

Não pensamos muitas vezes na iluminação, quando estamos a renovar ou a construir a nossa casa de raiz (ou a remodelá-la), mas a verdade é que este ponto é muito importante e pode arruinar ou dar nova vida à decoração das divisões. Se ainda tens dúvidas de como conseguir a iluminação ideal para a tua casa, deixamos-te 5 dicas, com a ajuda do portal Habitissimo.

1. Privilegiar a luz natural em toda a casa

Quanto mais luz natural conseguires que entre em casa, melhor, porque esta ajuda a criar ambientes mais confortáveis e acolhedores, mesmo sem nos apercebermos disso. Assim, procura não usar cortinas pesadas e que bloqueiem a luz do exterior. Se a tua casa está a ser construída de raiz, pede ao arquiteto do projeto que considere coisas como a orientação da casa e do terreno para maximizar a luz natural que vai entrar pelas janelas ao longo do dia.

Privilegiar a luz natural
Via Habitissimo

2. Iluminação embutida para dar mais luz às divisões

É claro que, por muita luz natural que tenhas em casa, vais sempre precisar de iluminação artificial. Por isso, um bom plano de iluminação pode ajudar a tornar o dia a dia mais agradável. Geralmente, usa-se a iluminação embutida como forma de dar mais luz às divisões, podendo-se cobrir assim grandes áreas sem interferir com a decoração do espaço. As luzes embutidas são assim a base de qualquer projeto de iluminação, e o seu posicionamento deve ser pensado, para evitar pontos demasiado sombrios.

Iluminação embutida
Via Habitissimo

3. Iluminação pontual na sala de estar e quartos

Para além das luzes embutidas, podes e deves trazer mais luz a locais pontuais da casa, usando para isso candeeiros ou spots de iluminação. Este tipo de luz ajuda a criar ambientes mais descontraídos e relaxantes, sendo muito usada em quartos e salas de estar, onde podem criar um ambiente mais difuso e propício ao descanso. Também pode ajudar a iluminação pontual como forma de destacar certos objetos decorativos que queiras realçar.

Iluminação pontual
Via Habitissimo

4. A temperatura das lâmpadas na cozinha, casa de banho e escritório

Não se deve pensar só no local onde se coloca a iluminação artificial, mas também na temperatura das lâmpadas. Uma luz mais branca e fria é ideal para ambientes muito usados, como a cozinha, a casa de banho e espaços de trabalho, uma vez que criam espaços mais estimulantes e intensos. Por outro lado, a iluminação de zonas sociais (como é o caso da sala) ou do quarto deve privilegiar tons mais amarelados e quentes, já que estes promovem a tranquilidade, o descanso e um ambiente acolhedor.

A temperatura das lâmpadas
Via Habitissimo

5. Outros pormenores importantes na iluminação da casa

Para tirar o máximo partido da luz, seja ela natural ou artificial, podes optar por alguns truques decorativos simples, mas que ajudam muito na criação de um lar com a iluminação ideal. Assim, tenta privilegiar as cores mais claras como base da decoração, já que estas refletem a luz e a refletem de volta para a divisão. O branco é uma escolha popular, mas qualquer tom claro, como o bege, o cinza, ou até os tons pastel, fazem o efeito. Procura também colocar espelhos como decoração, especialmente se a divisão for sombria, já que estes ajudam muito a refletir a luz e a tornar os espaços mais iluminados.

Outros pormenores importantes na iluminação
Via Habitissimo
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.