Comprar casa: Saiba a importância da eficiência energética

Na hora de comprar casa, tenha em conta a eficiência energética do imóvel e poupe mais no futuro.
15 dez 2022 min de leitura

avaliação energética é fundamental em todos os processos que envolvem a compra e venda de imóveis, pois este é um fator que pode influenciar bastante o consumo de energia e, consequentemente, os encargos de manutenção associados. É sabido que, em Portugal, existe um elevado número de construções anteriores aos anos 80, altura em que começou a verificar-se uma maior preocupação com o isolamento térmico e sonoro das habitações e, nomeadamente, com a qualidade dos materiais utilizados na construção. E a verdade é que se tratam de fatores determinantes, no que diz respeito à capacidade de eficiência energética. Por esse motivo, é importante ter em conta algumas diretrizes, antes de avançar com um investimento que poderá resultar em mais despesa no futuro. 

A Direção-Geral de Energia e Geologia revelou este ano, no relatório Energia em Números, edição 2022, dados que demonstram que Portugal foi o 11º país com maior dependência energética da União Europeia (em 2020, o valor ficou nos 65,8%), sendo que, o objetivo é reduzir este valor para 65% até 2030, de acordo com o que foi estabelecido no PNEC (Plano Nacional Energia Clima). Estes valores são importantes no que diz respeito à evolução de Portugal no panorama da sustentabilidade energética. Ainda assim, 40% das habitações estão incluídas nas classes energéticas abaixo de C (escala que varia entre A, muito eficiente, e G, muito pouco eficiente), o que revela o grande percurso que ainda falta fazer para que se alcancem o compromisso assumido. Posto isto, o SUPERCASA Notícias reuniu um conjunto de sugestões que o podem ajudar a tomar uma decisão consciente, no momento da compra ou venda de um imóvel. 

#1 Confirme sempre as classificações energéticas dos eletrodomésticos e equipamentos
As classificações energéticas são a sua orientação para perceber quanta eletricidade determinado equipamento ou eletrodoméstico vai gastar e, por isso, o ideal é optar por classificações de classes mais altas (identificadas de A a G, com cores que vão do verde ao vermelho). 

#2 Tenha em conta os materiais utilizados
Se a sua casa tiver uma construção mais moderna, com materiais mais eficazes como poliestireno extrudido, lã de rocha ou espuma de polietileno, vai, efetivamente, beneficiar de um melhor isolamento o que, consequentemente, lhe permitirá um uso mais inteligente e proficiente da energia. Uma casa mais antiga, sem este tipo de isolamento, vai sofrer com as oscilações térmicas, que até podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de humidades em sua casa, além de que, o gasto energético para manter a sua casa confortável, será seguramente superior. 

#3 Casas inteligentes podem fazer fazer gestões inteligentes
Começam a estar em voga as casas inteligentes, totalmente equipadas com sistemas elétricos que funcionam como suporte enérgico inteligente, através da domótica. Os sistemas de climatização, sobretudo, permitem ao utilizador uma gestão personalizada, de forma a otimizar o consumo de energia, podendo mesmo levar a uma poupança na sua fatura da luz. Faça o seu investimento tendo isto em mente, uma vez que poderá facilitar a sua vida, não só pela ergonomia destes sistemas, mas também pela gestão sustentável a que estão associados. 

Fonte: Super Casa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.