Geral

Construção nova ao rubro: novos licenciamentos disparam 27,9%

A construção nova está a renascer em Portugal. E os números revelados recentemente pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) comprovam isso mesmo: foram licenciados 5.887 alojamentos em construções novas no primeiro trimestre de 2019, mais 27,9% que no mesmo período do ano passado.
28 mai 2019 min de leitura
“Na Área Metropolitana de Lisboa, o número de fogos licenciados em construções novas nos 12 meses terminados em março de 2019 totalizou 4.305, o que traduz um aumento de 35,4% face aos 3.180 alojamentos licenciados no período homólogo. Destes, 68,4% são de tipologia T3 ou superior e 31,6% de tipologias inferiores”, refere a entidade em comunicado.
 
Segundo a a associação, também o consumo de cimento disparou, tendo aumentado 22,2% em termos homólogos, totalizando 788 mil toneladas.
 
No que diz respeito ao crédito à habitação, aumentou 7,5% nos primeiros três meses do ano face ao período homólogo, com os bancos a emprestarem 2,35 mil milhões de euros em novos financiamentos para compra de casa.  
 
“Em termos de stock de crédito à habitação detido pelas instituições financeiras verifica-se uma estagnação do montante neste trimestre”, refere a AICCOPN, adiantando que o valor médio da avaliação bancária subiu 6,9% em março face ao mesmo mês do ano passado, com os bancos a avaliarem os imóveis, em média, em 1.247 euros por metro quadrado (m2).

Fonte: Idealista News
Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.