Crédito Habitação Jovem: descobre qual é o perfil que deves ter

Tens entre 18 e 35 anos e estás a pensar em comprar casa? Descobre as vantagens do crédito habitação jovem.
14 mar 2024 min de leitura

És jovem e estás à procura de um empréstimo bancário para comprar a primeira casa? Não receies a possibilidade do banco rejeitar a possibilidade de te conceder financiamento por seres muito novo. Podes sempre recorrer ao crédito habitação jovem. 

Para conseguires tornar realidade o sonho de ter a tua casa através desta opção, há alguns requisitos que deves cumprir para conseguires a aprovação do crédito. Fica a saber qual o perfil que deves ter!

  1. Desafios no acesso ao crédito habitação jovem
  2. Qual o perfil certo para aceder ao Crédito Habitação Jovem?
    1. 1. Ter uma entrada generosa
    2. 2. Teres uma situação profissional estável e um bom nível salarial
    3. 3. Apresentares um bom histórico bancário
  3. Vantagens e desvantagens do crédito habitação jovem
    1. (+) Podes alargar mais o prazo do empréstimo
    2. (+) Beneficiar de uma taxa de esforço mais baixa
    3. (-) Precisar de apresentar um fiador
    4. (-) Pagares mais juros
  4. O que deves fazer para acederes ao crédito habitação jovem?
    1. Quais os documentos solicitados para o crédito?
  5. Simulador de crédito à habitação jovem

Desafios no acesso ao crédito habitação jovem

Ser jovem tem vantagens e desvantagens. Esta é uma faixa etária durante a qual se podem viver diferentes fases de mudanças e experiências. 

A partir dos 18 anos, os jovens podem sair de casa dos pais para estudar na universidade ou juntar-se com alguém para viver. Além disso, geralmente, os jovens apresentam salários mais baixos e, frequentemente, não se encontram numa situação profissional estável. 

Por isso, encontram-se numa realidade onde há maior nível de risco na aprovação das operações de crédito. Desta forma, há vários critérios que os bancos consideram ser importantes no momento de avaliar a concessão de crédito habitação jovem. 

Compreende-se assim que, no momento de pedir garantias para conceder o crédito habitação jovem, as instituições bancárias se revelem um pouco mais exigentes e rigorosas.

 

Qual o perfil certo para aceder ao Crédito Habitação Jovem?

Crédito Habitação Jovem é destinado a jovens dos 18 aos 35 anos. Portanto, pessoas mais velhas não se enquadram no perfil. Para o Crédito Habitação Jovem ser aprovado, há um requisito tido frequentemente como essencial e que, geralmente, implica a participação dos pais ou de um familiar próximo.

1. Ter uma entrada generosa

No entanto, um dos requisitos mais relevantes no momento de pedir um crédito habitação jovem é entrar com um valor significativo. Quanto maior for o valor da entrada, maior é a probabilidade do crédito habitação jovem ser aprovado. 

Idealmente, ter a possibilidade de dar 10% do valor de compra da casa como entrada revela-se um passo importante. Se for possível, a percentagem até deve ser superior, por duas razões:

  • Atualmente, as instituições bancárias não aprovam empréstimos para compra de casa com financiamento a 100% (por recomendação do Banco de Portugal). Apenas emprestam até 90% (no máximo) do valor da casa;
  • Quanto mais elevado for o valor da entrada, menor será o montante de empréstimo pedido. Ora, esta estratégia de entrar com um valor alto permitirá reduzir o prazo ou o valor da prestação

Desta forma, qualquer uma destas opções implica que o nível de risco seja inferior. Assim, esta realidade favorece a aprovação e a negociação de melhores condições.

2. Teres uma situação profissional estável e um bom nível salarial

Nem sempre se consegue garantir a estabilidade necessária, quando se está a começar a vida profissional. No entanto, este é um critério relevante no momento de conseguir um empréstimo. 

Este é um requisito do crédito habitação jovem. Por isso, ter uma situação profissional estável e um bom nível salarial revela-se um trunfo. Quanto mais estável é a tua vida profissional e financeira, maior é a probabilidade do banco conceder-te o empréstimo.

3. Apresentares um bom histórico bancário

Para aumentar a probabilidade do banco conceder-te o crédito habitação jovem, a confiança depositada pela entidade bancária é fundamental. Para que o banco confie em ti, um dos documentos analisados será o teu mapa de responsabilidades de crédito

Este documento permite consultar o histórico bancário e confirmar se alguma vez não cumpriste com as tuas responsabilidades de crédito.

 

Vantagens e desvantagens do crédito habitação jovem

Se reúnes o perfil certo para acederes ao crédito habitação jovem, vais poder usufruir de muitas vantagens e facilidades, embora este tipo de crédito também tenha os seus contras e aspetos não tão positivos.

(+) Podes alargar mais o prazo do empréstimo

A vantagem da idade está no facto de ser possível aumentar mais o prazo do empréstimo para quem está a pedir um crédito habitação jovem. Um jovem poderá aceder ao prazo máximo permitido pela entidade financeira. 

O facto do pagamento do empréstimo poder ser repartido por um maior período, que pode ser superior a 30 ou a 35 anos, permite que o jovem possa ter uma prestação mensal inferior.

(+) Beneficiar de uma taxa de esforço mais baixa

Ora, ter a oportunidade de lidar com uma prestação mensal mais suave é bastante favorável à estabilidade do jovem e ajudará na materialização da aprovação do crédito habitação jovem, porque ao usufruir de uma prestação mais baixa estará perante um menor esforço financeiro e uma taxa de esforço mais baixa.

(-) Precisar de apresentar um fiador

É bastante provável que tenha de ter um fiador no processo de crédito habitação jovem. Trata-se de um elemento importante que facilita muito a operação. Tenha em consideração que, no caso do cliente jovem incumprir e não conseguir pagar, o fiador é a pessoa que ficará responsável por pagar a prestação. 

O fiador fica com o risco de pagar e não terá muitos direitos (pelo menos, a breve prazo). Logo, na avaliação do teu pedido de crédito, deves ter muito cuidado para não gerares problemas aos fiadores.

(-) Pagares mais juros

Contudo, o que é ótimo a curto prazo tem o reverso da medalha a longo prazo. Embora as mensalidades sejam inferiores, quanto maior for o prazo, mais juros são cobrados. Por isso, na prática, isto significa que se está a pagar mais pelo empréstimo. 

Assim, para não se estar a pagar juros desnecessariamente, os especialistas recomendam que o prazo no crédito habitação jovem seja o menor possível, enquadrado dentro das possibilidades de cada um. 

 

O que deves fazer para acederes ao crédito habitação jovem?

Caso te encaixes no perfil para acederes ao crédito habitação jovem, deves começar por fazer um levantamento de todos os créditos disponíveis no mercado e de toda a documentação necessária para requerer este apoio. Podes recorrer a um intermediário de crédito que te ajudará ao longo de todo o processo. 

Uma instituição pode apresentar um prazo máximo distinto que pode chegar até aos 40 anos. Por isso, avalia a concorrência para definir uma prestação viável que não só te permita cumprir com as tuas obrigações para com o crédito habitação jovem, como te permita manter a qualidade de vida mínima que desejas.

Quais os documentos solicitados para o crédito?

No momento de realizares um crédito à habitação jovem, há alguns documentos que te serão solicitados.

1ª fase do processo

É nesta fase em que a análise e a pré-aprovação do crédito ocorrem. Por isso, neste momento, terás de entregar a seguinte documentação:

  • Cópia do documento de identificação legível e atualizado;
  • Extratos bancários dos últimos três meses;
  • Comprovativo de morada;
  • Recibos verdes dos últimos seis meses, se fores trabalhador independente;
  • Recibos de vencimento dos últimos três meses;
  • Última declaração de IRS de cada elemento do agregado;
  • Declaração de vínculo contratual (emitida pela entidade patronal);
  • Nota de liquidação do IRS do ano anterior.

2ª fase do processo

Nesta etapa, é realizada uma avaliação do imóvel. Neste momento, terá de entregar:

3ª fase do processo

Nesta fase, é feita a marcação da escritura e terá de entregar:

Simulador de crédito à habitação jovem

O crédito à habitação jovem proporciona condições vantajosas para pessoas que queiram comprar casa e que tenham entre 18 e 35 anos. Existem alguns simuladores que apresentam as condições oferecidas por diferentes entidades bancárias. 

Neste simulador, será indicado o banco que apresenta a taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) mais baixa e a entidade bancária que cobra menos comissões. Ao fazer a simulação, também ficarás com uma noção de quanto irás pagar de prestação mensal

Posteriormente, quando entrares em contacto com o banco selecionado, irás receber a Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE), a qual consiste num documento que contém todas as condições da proposta de financiamento.

Fonte: Idealista News

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.