Geral

Iluminação embutida: truques para dar mais

A iluminação é um dos elementos mais importantes da casa. Ajuda a distribuir os ambientes e é fundamental na hora de valorizar a arquitetura e decoração do espaço. E quem é que não quer ter uma casa bonita e funcional? Entre as mil e uma soluções disponíveis no mercado, existe uma alternativa que poderá realçar esses...
08 jul 2019 min de leitura

O que é, afinal, a iluminação embutida?

A iluminação embutida consiste na colocação de luminárias em tetos falsos, sancas ou espelhos, de forma a conseguir um espaço mais confortável para a visão humana e com uma aparência mais uniforme e homogénea do ambiente.

Vantagens da iluminação embutida

  • Proporciona luz direta

O foco de luz incide diretamente no local a destacar, seja uma mesa de trabalho, quadro ou outro objeto, proporcionando assim a iluminação de um espaço específico.

  • Adapta-se a qualquer tipo de decoração

Os diferentes formatos das luminárias e a sua colocação estratégica permitem que a mesma se insira na decoração do ambiente, de uma forma neutra e discreta.

  • Proporciona a utilização de variados modelos de lâmpadas

A iluminação embutida tem atualmente vários adeptos e isso faz com que a oferta seja diversificada. A utilização dos modelos LED, por exemplo, é uma opção com maior eficiência energética, logo mais económica e duradoura.

O que deve ter em conta antes da instalação

Antes de qualquer instalação é essencial um bom estudo de iluminação, pois só desta forma se consegue um resultado satisfatório.

Quanto optas por iluminação embutida deve ter em conta o seguinte:

  • A área a iluminar: qual a sua dimensão e função

A escolha da iluminação correta para cada divisão da casa é um fator determinante no conforto do lar e até mesmo na poupança da fatura da luz.

Para isso, é importante analisar a área a iluminar (divisão/espaço ou objeto), a dimensão e respetiva função (se é um espaço de trabalho, lazer ou descanso). É também nesta análise que define o foco da iluminação: se geral ou pontual.

  • Luminárias necessárias e tipo de luz

Após definir o foco da iluminação deve pensar nas luminárias adequadas, tendo em conta a necessidade de iluminação do espaço ou objeto.

O tipo de luz também é definido neste momento:

A luz branca, habitualmente chamada de luz fria, é mais indicada para ambientes de trabalho, cozinhas ou WC. Por outro lado, a luz amarela, habitualmente chamada de luz quente, é indicada para um ambiente mais quente e aconchegante como quartos ou sala de estar.

  • Tipo de lâmpadas: eficiência energética

Atualmente existem no mercado diferentes tipos de lâmpadas: é importante que a escolha seja feita em função da sua eficiência energética, durabilidade e conforto proporcionado.

Quando optamos por determinado tipo de iluminação, quer seja na iluminação completamente embutida, totalmente exposta ou até uma combinação das duas, é preciso que o façamos de forma consciente tendo em consideração a sua funcionalidade, poupança, o nosso bem-estar e do ambiente.

Exemplos de iluminação embutida

Na cabeceira da cama

Na cabeceira da cama

Em teto falso

Em teto falso

Em espelho

Em espelho
 
Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.