O que é o AIMI?

Fique a conhecer o que é este imposto e para que serve.
14 out 2022 min de leitura
Adicional ao IMI (AIMI), é um imposto que se aplica a quem tem um património Imobiliário de valor considerável e é um adicional ao IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis).


AIMI é um imposto relativamente recente, foi implementado em 2017 com a função de substituir o Imposto de selo que cobrava individualmente aos imóveis com valor superior a um milhão de euros.


Este imposto abrange a soma do Valor Patrimonial Tributário (VPT) de todos os prédios habitacionais ou terrenos de construção com licença que o proprietário possua a 1 de janeiro do ano a que corresponde o imposto.


AIMI é aplicado a pessoas singulares ou coletivas que tenham na sua posse prédios habitacionais ou terrenos para construção e que, a 1 de janeiro de cada ano, estejam identificadas na matriz predial. Caso adquire um imóvel posteriormente a essa data, não terá de pagar o imposto desse ano. Para pagar o imposto, deve pagá-lo num único pagamento durante o mês de setembro.

O cálculo do VPT, é realizado através da avaliação do imóvel, considerando a sua área bruta de construção. A cada três anos a Autoridade Tributária (AT) faz a atualização automática.
Esta atualização, normalmente, resulta no aumento do IMI, fazendo com que ano após ano haja pedidos de reavaliação de imóveis pela AT visando baixar o valor do IMI a pagar.

Caso realize um pedido de reavaliação, tenha em conta que o valor resultante das respostas só entrará em vigor a partir de 2023.

Fonte: Super Casa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.