Que documentação precisa para vender a sua casa? Dizemos-lhe:

Tem um interessado na sua casa e está pronto para avançar com a venda? Saiba exatamente que documentos precisa de reunir.
27 mar 2024 min de leitura
Está a aproximar-se do objetivo final: formalizar o negócio da venda da sua casa. Nesta fase, a primeira coisa a fazer é ter em ordem todos os documentos necessários, nomeadamente escrituras, certificado energético, licenças de construção ou qualquer outra papelada relevante. 

Ao organizar estes papéis, ainda antes da formalização do negócio e da assinatura do contrato-promessa compra e venda, estará a poupar tempo para quando chegar a verdadeira altura de avançar com o negócio. 

Esta proatividade deve partir de si, independentemente de estar ou não a ser acompanhado por uma agência imobiliária, contudo, o mais certo é que, enquanto decorrem os processos de divulgação e visitas ao imóvel, a agência que o acompanha lhe peça para começar a reunir esta documentação fundamental. 

Mas vamos por partes. Tem um interessado no seu imóvel? Dizemos-lhe o que deve fazer a partir daqui!

Discuta o valor de venda da casa

Vai ter de começar a entrar em negociações assim que alguém manifestar interesse na casa que está a vender. À partida, e se tiver seguido todos os passos que lhe explicámos em artigos anteriores, nomeadamente a Avaliação do imóvel na venda: como e porquê?, já deverá ter definido um valor final para a venda, contudo, e porque muitos são os compradores que gostam de regatear, este pode ser um valor mutável

Ainda assim, não deve baixar ou aumentar o preço só porque sim. Em negociações deve ter sempre definido um objetivo mínimo razoável sobre o qual não deve baixar, fazendo a negociação em função desse mesmo valor. 

Depois de acertado o valor, certifique-se de que tem todos os documentos de que lhe vamos falar abaixo, para, finalmente, poder avançar com a formalização do negócio.

Que documentos deve ter na sua posse para poder avançar com a venda

Se não é conhecedor das burocracias associadas à venda de uma casa ou sabe pouco acerca do mercado imobiliário e de como funcionam estes trâmites, só precisa de saber que, para conseguir avançar com a venda, deve ter na sua posse uma série de documentação importante, exigida por lei durante o processo de venda, para formalizar a venda, nomeadamente: 

    • Certidão predial permanente atualizada
    • Caderneta predial urbana
    • Licença de utilização
    • Ficha técnica do imóvel
    • Certificado energético
    • Distrate do imóvel
    • Plantas do imóvel
    • Escritura de compra e venda
    • Cartão de cidadão
 

Explicamos-lhe do que trata cada um destes documentos.

Certidão predial permanente atualizada

Pode obter este documento na Conservatória do Registo Predial, sendo que este é um documento que lhe permite, basicamente, consultar todo o historial do imóvel – com informação acerca da construção, sucessões hereditárias ou possíveis penhoras associadas. 

Caderneta predial urbana

Neste documento, terá acesso a todas as informações do imóvel do ponto de vista fiscal, nomeadamente o titular do imóvel e respetivo valor patrimonial tributário, bem como a sua localização e características. Este vai ser um dos documentos mais importantes para a formalização do negócio, através do contrato-promessa compra e venda. 

Através da caderneta predial urbana poderá calcular o Imposto Municipal sobre o Imóvel (IMI) e o Imposto sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), sendo fundamental estar atualizado. 

Licença de utilização

O objetivo deste documento é comprovar que o imóvel foi previamente inspecionado e que está em total conformidade com a obra realizadaprojetos aprovados por autoridades competentes e com as normas legais e em vigor, bem como comprovar a idoneidade do edifício ou fração autónoma para o fim pretendido. 

Ficha técnica do imóvel

Esta ficha técnica dar-lhe-á a informação sobre as características técnicas e funcionais de um prédio urbano com fins habitacionais, depois de concluídas as obras de construção ou reconstrução, e pode ser pedida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil e na Direção-Geral do Consumidor, sendo que o requisito para a sua obtenção é que os prédios tenham sido edificados ou submetidos a obras de ampliação, construção ou reconstrução depois do dia 30 de março de 2004.

Certificado Energético

Este é um documento onde encontra não só a avaliação da eficiência energética do imóvel, numa escala de “muito pouco eficiente” (F) a “muito eficiente” (A+), bem como informação sobre características do imóvel, tais como isolamentos, tipos de ventilação, climatização e produção de águas quentes sanitárias, e o seu efeito no consumo de energia. Além disso, reúne medidas de melhoria que sugerem formas para baixar o consumo energético e a indicação dos benefícios fiscais e tipos de financiamentos disponíveis. 

Distrate do imóvel

Só precisa de apresentar este documento caso exista um crédito habitação associado ao imóvel, o qual é apresentado no momento da escritura pública na transmissão do imóvel, uma vez que comprova a extinção da hipoteca associada à casa que está a transacionar. É um documento emitido pelo banco. 

Plantas do imóvel

Estes desenhos do imóvel descrevem a sua constituição, a nível de divisões, espaços disponíveis e outros elementos que podem ajudar à venda do imóvel, pois apresentarão uma visão completa da casa e das suas áreas. Deve ter este documento na sua posse, uma vez que o mesmo pode ser solicitado pelo banco ao comprador do imóvel aquando do pedido de empréstimo habitação, ou pelo próprio cliente comprador, aquando da tomada de decisão. 

Escritura de compra e venda

Este documento é obrigatório para poder avançar com a venda de um imóvel, uma vez que verifica as condições da transação anterior. 

Depois de reunidos estes documentos, passará à fase crucial do processo de vender a casa, e que se trata da formalização do negócio. Sobre esse assunto, poderá ficar a conhecer tudo no próximo artigo do SUPERCASA Notícias!

Fonte: Super Casas
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.