Renove os rodapés de madeira de sua casa de forma fácil

Rodapés... Afinal, para que servem os rodapés que todos temos em casa? Essencialmente, são três as funções dos rodapés.
05 ago 2020 min de leitura

Primeira, a de proteger o revestimento das paredes contra a humidade, para além de protegerem as paredes contra possíveis impactos ocasionados por batidas de objetos (essencialmente ao fazerem-se as limpezas) e riscos provocados pela movimentação de móveis ou até pelo calçado das pessoas.

A segunda função é oferecer um melhor acabamento no encontro das paredes com o chão. O rodapé dá um acabamento mais uniforme.

Por último, mas não menos importante, os rodapés têm uma função estética imprescindível. Funcionam como uma moldura do espaço e tanto destacam o piso como a parede, dependendo do propósito e do tipo de rodapé.

Assim, um olhar mais atento aos rodapés aí de casa, provavelmente vão levá-lo à conclusão de que… talvez, fosse melhor dar-lhes um tratamento.

 

Como renovar rodapés de madeira

 

No caso de serem rodapés de madeira, a renovação não implica necessariamente a sua remoção. Uma valente e assertiva lixadela, seguida de um envernizamento cuidado são suficientes para reparar que a sala, o quarto ou que compartimento for tem um novo ar.

No entanto, há situações em que a remoção e aplicação de novos rodapés é a melhor opção. Por vezes, a alteração profunda dos rodapés acaba por criar um “novo” espaço.

Com os produtos certos é possível fazer reformas rápidas e dar uma nova cara aos diferentes espaços da casa.

 

Como substituir rodapés de madeira

 

Nesse sentido, deixamos algumas dicas sobre como remover e aplicar rodapés de madeira.

Use um pé-de-cabra para retirar um remate da parede, colocando uma tábua de madeira por baixo da cabeça da ferramenta para proteger o estuque, aproveitando, assim, a maior força da alavanca.

De seguida, deve retirar com uma turquês todos os pregos que fiquem na parede. Também aqui deve usar a tábua de madeira para proteger a parede.

Ao tapar os buracos dos pregos com massa de enchimento, deve deixar-se ligeiramente saliente e, quando ela estiver completamente seca, passar-se com lixa embrulhada à volta de um bloco de cortiça ou de madeira para que a superfície fique perfeitamente plana e lisa. Posto isto, deve colocar-se o novo remate, marcando-se as extremidades, caso seja necessário.

Para encaixar o novo rodapé, depois de retirar o antigo, deve colocar-se os calços para o segurar de modo a conseguir usar uma serra. Depois de cortar os rodapés ao tamanho exato necessário e fixar as novas secções, deve marcar-se cada extremidade com um lápis e corte de acordo.

Conselho: uma boa forma de fixar a secção nova é colocar uma prancha sobre o rodapé e ajoelhar-se em cima desta enquanto coloca os pregos de aço.

Para fazer os cantos, colocar uma peça moldada com curvas côncavas num canto e marcá-la. Isto é feito desenhando o perfil de uma peça na parte de trás de outra

usando um pequeno pedaço como molde. Depois, corta-se com uma serra de recorte ao longo da linha marcada, permitindo que a peça se encaixe perfeitamente nas outras.

Para fixar os rodapés, o melhor são os pregos cortados, mas qualquer prego de arame é uma boa alternativa.

Se não for possível remover o rodapé antigo, existem opções de peças que podem ser encaixados sobre o rodapé antigo.

Os rodapés brancos ainda são os preferidos para renovar o décor.

Fonte: Imovirtual

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.