Vai construir casa?

Reveja todos os passos importantes até ter a chave na mão.
24 ago 2022 min de leitura
É certo que o sonho de ter uma casa própria pode começar logo desde cedo, no entanto, nem sempre é possível sair de casa dos pais e investir num projeto que nos dê um lar conforme o que pretendemos.
Uma habitação tem como plano de fundo a idealização, projeto e construção, não podemos esquecer nenhum destes passos para executar a obra.

Em primeira instância - e é para todos os projetos - é necessário um terreno para implementar este sonho em formato físico, só assim  poderemos avançar com o plano, dando então seguimento para a execução.
Apesar de parecer um pouco meio tradicional, é obrigatória a existência de uma planta de projeto, para que se saiba exatamente o que se vai construir, pois todo o processo de elaboração da habitação tem passos fundamentais para que nada na arquitetura falhe. É aqui que se decide todos os metros quadrados que se deseja para as divisões da habitação, o tamanho que esta terá e se é possível espaço exterior nas dimensões desejadas.

Em perspetiva que está tudo conforme a lei, avança-se então para a parte de mão de obra, ou seja, custos de mão de obra para poder construir a casa, escolha da construtora e todos os intervenientes necessários. Esta procura por construtoras, intervenientes e pedidos de orçamento pode ser cansativa, no entanto é necessária. A escolha de uma boa mão de obra poderá aproximá-lo do que pretende na sua habitação, alinhando os seus sonhos com a realidade.
O processo arranca e a obra começa. Parece uma espera interminável, mas é importante que se mantenha calmo a par de tudo que se passa dentro desta etapa tão importante.

Todos os projetos levam tempo e organização, mencionando que tudo deve estar conforme com a lei, pois só a posse de um terreno não garante a licença de construção, é preciso autorizações e aprovações de projetos, sendo aqui a altura em que pode realmente surgir sentimentos de desmotivação e frustração.  Mas lembre-se, é um investimento de conforto a longo prazo, afinal de contas, quando a casa estiver concluída e com chave na mão, todo o processo valerá a pena.

Fonte: Super Casa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.