Cortinas ou estores: qual a melhor opção para ter em casa?

Precisas colocar cortinas ou estores novos em casa e não sabes qual escolher ou qual o mais conveniente? Nós explicamos.
30 set 2023 min de leitura

Não restam dúvidas: as cortinas ou os estores quando escolhidos adequadamente conferem o isolamento certo a qualquer divisão da casa. Na verdade, as cortinas ou estores em casa abrem um mundo de possibilidades onde o estilo se encontra com a praticidade, tornando assim estes objetos essenciais na decoração de interiores. 

No entanto, na hora de decidir entre estores ou cortinas, podem surgir algumas dúvidas. No mercado português existem várias ofertas que nem sempre permitem tomar a decisão adequada ou geram dúvidas à última hora. Para te ajudar a decidir, vamos dar-te a conhecer as vantagens e desvantagens das cortinas e dos estores

  1. Cortinas ou estores: qual a melhor opção?
  2. Diferenças entre cortinas e estores
  3. Tipos de cortinas: do clássico ao moderno
  4. Tipos de estores: práticos e fáceis de limpar
  5. Vantagens e desvantagens das cortinas
  6. Vantagens e desvantagens dos estores 
    1. Optar por estores lisos ou estores coloridos?
    2. Estores e cortinas: atenção aos erros

Cortinas ou estores: qual a melhor opção?

Responsáveis por moldar a luz que entra na nossa casa e proporcionar alguma privacidade, estes são elementos de decoração que trazem elegância ao espaço há muitos anos. Se nos lembrarmos das casas dos nossos avós provavelmente vem-nos de imediato à memória umas cortinas brancas transparentes que eram combinadas com outras mais opacas e pesadas que eram responsáveis por se manter em cada canto da janela.

Felizmente hoje em dia, existem inúmeras variedades de materiais e cores que os permitem trazer um ar mais leve à casa. Antes de tudo deves considerar o espaço que tens disponível e que efeito pretendes criar. Por um lado, as cortinas vão saltar imediatamente à vista dos teus convidados, mas convém relembrar que alguns ganchos podem ocupar cerca de 10 cm em frente da janela, o que pode não ser vantajoso para o caso de teres janelas pequenas

Diferenças entre cortinas e estores

Embora possam ser confundidos muitas vezes, o estores e as cortinas diferenciam-se essencialmente no que respeita à sua estrutura e funcionalidade. As cortinas são geralmente feitas de tecido e têm um aspeto mais suave e fluido. Ideais para filtrar a luz natural e criar um ambiente acolhedor. 

Os estores, por sua vez, são normalmente feitos de materiais mais rígidos como a madeira ou o metal e permitem ter um maior controlo sobre a luz, podendo ser ajustados em diferentes posições que podem ir do totalmente fechado, semiaberto ou aberto. Tendem a ter uma aparência mais 'clean' e moderna e a sua manutenção é mais simples. 

Tipos de cortinas: do clássico ao moderno

Quando falamos de decoração de interiores e nos focamos nas (quase) sempre esquecidas janelas, existem vários tipos de cortinas para todos os gostos. Para além do sentido estético é também essencial ter em conta a sua funcionalidade. Abaixo deixamos-te alguns exemplos para que possas escolher o mais adequado à tua casa.

  • Cortinas clássicas ou tradicionais: este tipo de cortina são compostas por pregas clássicas com uma grande variedade de tecidos e estilos, muitas vezes com padrões que fazem lembrar as casas dos nossos avós. São adequadas para diversos estilos de decoração
  • Cortinas romanas: falamos de cortinas elegantes e funcionais muitas vezes com alguma transparência e podem ser levantadas permitindo um controlo eficaz da luz.
  • Cortinas de voil: são leves e translúcidas permitindo uma entrada suave de luz que criam um ambiente arejado e suave adicionando um toque de elegância à decoração da casa.
  • Cortinas blackout: são cortinas opacas que bloqueiam totalmente a luz e conferem muita privacidade. São ideais para quartos de dormir e para quem gosta, por exemplo, de assistir a filmes e séries no escuro. 
  • Cortinas motorizadas: este tipo de cortinas controladas remotamente, são práticas e automáticas ideais para integrar com sistemas inteligentes. 

Tipos de estores: práticos e fáceis de limpar

No universo dos tipos de estores, existem soluções adaptadas a praticamente todos os espaços e estios. Existem estores que permitem um maior controlo de luz, são mais fáceis de limpar e, podem adequar-se mais facilmente a qualquer tamanho de janela

  • Estores de Rolo: existem três tipos diferentes: opacos, transparentes e duplos. Quando falamos de estores de rolo opacos são aqueles que bloqueiam totalmente a luz. Por sua vez, os estores de rolo transparentes fazem uma filtragem natural da luz e os estores duplos combinam várias camadas de tecido que conferem uma maior versatilidade. 
  • Estores Plissados: aqui temos os simples e os celulares. No caso do estores plissados simples as dobras uniformes permitem um visual elegante, no caso dos plissados celulares existe um maior isolamento térmico e acústico.
  • Estores Verticais: poderás encontrá-los em tecido e PVC. O estores verticais de tecido são ideais para portas e janelas deslizantes uma vez que acompanham o movimento. No caso do PVC, com uma consistência mais rígida a vantagem vai para a resistência e fácil manutenção.
  • Estores de Bambu ou Cortiça: proporcionam um toque rústico e natural ao ambiente e têm uma textura e aparência distinta permitindo criar um ambiente que remete para a natureza.
  • Estores Motorizados: tal como nas cortinas, também já existem várias soluções de estores motorizados que permitem um controlo à distância e podem até ser programados para abrir e fechar em determinados momentos automaticamente. 

Vantagens e desvantagens das cortinas

Além do toque elegante na decoração e de proporcionarem um ambiente aconchegante, as (quase) todas as cortinas permitem a entrada de luz natural em casa mesmo quando estão fechadas. A ampla variedade de cores, tecidos e padrões é um aspeto positivo, porque permite adaptá-las a qualquer divisão independentemente do estilo de decoração aplicado. 

No entanto, é importante relembrar que também existem algumas desvantagens em ter cortinas em casa. Dado o facto de, maioritariamente serem feitas de tecido, é mais fácil que acumulem poeiras e pós nada recomendado para pessoas com alergias, além de que a sua limpeza também se torna mais difícil. Além disso, dependendo do tipo de cortina que escolhas, lembra-te que estas por norma, ocuparão um maior volume na tua divisão, não sendo a melhor solução para espaços pequenos

Vantagens e desvantagens dos estores 

Os estores podem ser uma boa aposta seja pela sua estrutura rígida que normalmente é mais resistente, ou pelo excelente e fácil controlo de luz natural que nos dão. Isto torna-os perfeitos para as divisões da casa em que o controlo de luminosidade é essencial como os quartos e salas de estar. Além disso, outra das vantagens que atrai muitas pessoas é a sua fácil limpeza e manutenção, não sendo necessário retirá-los para os limpar. 

Outro ponto positivo respeita ao facto de permitirem economizar espaço, uma vez que vão cobrir uma parte específica da janela. Claro que podes combinar estores com cortinas, mas há quem prefira optar por apenas um deles, para manter um visual menos pesado.

Os aspetos negativos talvez sejam mais estéticos uma vez que a variedade de cores e formatos não é tão versátil como no caso das cortinas e neste caso, não terão um toque tão suave. Mal utilizados também podem conferir um ambiente mais 'rijo' e 'frio' ao ambiente. 

Optar por estores lisos ou estores coloridos?

Os estores com design liso costumam ser uma escolha segura e funcionam bem com qualquer decoração que tenhas em casa. Os estores coloridos são mais difíceis de combinar. Ao nível da cor dos estores é melhor optar por aqueles que se adaptam melhor a qualquer ambiente, com tons de areia, acinzentados, branco ou bege. 

Estores e cortinas: atenção aos erros

 

Atenção que cometemos facilmente alguns erros que costumam diminuir o tamanho das divisões. Por exemplo, quando decides escolher cortinas ou estores de tons escuros. Adicionar camadas de estores e cortinas em simultâneo poderá ser prejudicial nesse sentido. Se já tens pouco espaço em casa - porque o quarto é pequeno ou por está demasiado mobilado - deves sempre escolher entre cortinas ou estores e não colocá-los em conjunto porque vão sobrecarregar os ambientes

E há ainda outro erro: a escolha por cortinas curtas. Já mencionámos antes que as cortinas normalmente deverão tocar o chão. As cortinas curtas não são aconselháveis, pois fazem com que as janelas pareçam mais pequenas. Convém sempre deixá-las a aproximadamente um centímetro do chão.

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.