Geral

Dicas imperdíveis para ter uma cozinha de sonho

A Cozinha é uma das divisões mais importantes da casa. A sua organização espacial deve ser bem pensada e idealizada para que respeite, também, todas as vivências familiares a que ela estão associadas. É neste espaço que passamos grande parte do nosso tempo, onde cozinhamos, convivemos, estudamos, brincamos e muitas vezes...
08 out 2019 min de leitura

 

Antes de mais, importa idealizar o espaço de forma a que o próprio seja funcional e criativo, considerando simultaneamente que o detalhe é a peça fundamental para uma cozinha de sonho. Os hábitos familiares tem de ser conhecidos caso a caso, para que o layout e a modelação da cozinha tenha um bom resultado.

Em alguns casos, é benéfico deixar que a cozinha fique ligada à zona de jantar e sala de estar; noutros casos, a própria casa faz-nos pensar se será assim tão indicado ter este espaço de lazer e convívio ligado a outras divisões.

MELOM Artys (Lisboa)
MELOM Artys (Lisboa)

A ilha, balcões e penínsulas foram crescendo no mundo das cozinhas para serem o elemento de ligação aos espaços de estar e de jantar. O mais adequado será ter o acompanhamento de um especialista na área, pois para além de conseguir um bom layout, saberá articular os materiais e cores para que tudo conviva em harmonia no mesmo espaço.

O tipo de materiais vai depender da localização de cada imóvel e, por consequência, todas as escolhas realizadas para uma cozinha de sonho irão alinhar-se com esse racional. 

Se optarmos por um ambiente mais natural, poderemos misturar madeiras com cores quentes e materiais com acabamento em mate. Se preferirmos ambientes mais requintados e com design, a mistura de lacados com cores fortes e alguns apontamentos com acabamentos em brilho pode resultar.  

MELOM Artys (Lisboa)
MELOM Artys (Lisboa)

No caso de ambientes criados para apartamentos com carácter histórico, podemos optar por materiais de tendência com cores neutras com um ou outro apontamento de cor, que faça com que o espaço de lazer se mantenha com algumas das origens iniciais. Se o ambiente nos permitir idealizar uma cozinha com um estilo industrial, podemos sempre misturar o material de microcimento, vidros e metais com cores escuras que realcem e façam o contraste necessário.

MELOM Artys (Lisboa)
MELOM Artys (Lisboa)

Mas não só de materiais e cores escolhidas vive a cozinha de sonho: as bancadas de pedra, compósitos, madeiras, bem como pormenores como puxadores, a própria iluminação influenciam muito a vivência e diferenciam os espaços.  As bancadas de pedra são excelentes opções para uma utilização diária, sem grande manutenção, ao contrário das bancadas de madeira.

O espaço da cozinha, ao ser um espaço de lazer nos tempos atuais, não precisa de estar carregado de cerâmicas para ter limpeza fácil - existem materiais como pedra e tintas laváveis que permitem a ligação a outros espaços da casa e que são de fácil manutenção. A iluminação deve ser bem pontuada e localizada nos pontos de trabalho, criando ambientes diferentes no espaço da própria cozinha.

MELOM Artys (Lisboa)
MELOM Artys (Lisboa)

O mobiliário de cozinha também deve ser escolhido de acordo com as necessidades das famílias – se forem grandes, necessitarão de ter compartimentos maiores e bem subdivididos, por exemplo. A cozinha ideal pode passar também por ter compartimentos pensados para as crianças, como mesas extensíveis, portas adaptadas aos próprios, sistemas de seguranças necessários para produtos mais perigosos.

MELOM Artys (Lisboa)
MELOM Artys (Lisboa)

Trabalhar uma cozinha de sonho passa por otimizar as melhores soluções para cada espaço, desenhando o projeto de forma única e de acordo com as necessidades de quem a habita. A escolha de um bom profissional deve ser o primeiro passo para o projeto deixar de ser apenas um sonho.

Fonte: Idealista News

Geral
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.