Suculenta: a "árvore do dinheiro" perfeita para ter em casa

As plantas Crassula, e em particular a Crassula Ovata, são ideais para apartamentos e são consideradas auspiciosas.
06 mar 2024 min de leitura

As plantas Crassula, também conhecidas como suculentas, são muito populares porque requerem pouca água e têm formas muito distintas. A Crassula ovata é geralmente a espécie mais popular e é também chamada a "árvore do dinheiro" para dar sorte. Dadas as suas caraterísticas, é ideal para colocar em apartamentos, dada a sua resistência e os poucos cuidados necessários. Descobre, então, o que precisas de saber sobre as plantas de crassula.

  1. Todos os tipos de plantas crassula
  2. Como cuidar das plantas de crassula?
  3. Posicionamento ideal para as plantas de crassulária
  4. Crassula: a planta que traz dinheiro

Todos os tipos de plantas crassula

As crassuláceas são um grupo extremamente diversificado que inclui espécies com caraterísticas únicas e fascinantes. Entre as espécies mais conhecidas que se encontram nos viveiros estão:

  • Crassula Ovata ou Árvore de Jade: planta muito comum com folhas de forma oval. Cresce bem em planícies e pode também atingir grandes alturas. Naturalmente, existem muitas variantes que diferem em cor e tamanho, incluindo a versão "Minor".
  • Crassula Buddha's Temple: é uma planta anã com folhas muito características. São de facto carnudas e espessas e estão distribuídas em quatro filas.
  • Crassula marnieriana: também anã, não ultrapassa os 15-20 centímetros. Conhecida pelas suas cores e pelas suas folhas de forma tubular.
 

Como cuidar das plantas de crassula?

Cuidar das plantas de crassula não é difícil, mas é preciso prestar atenção a certos aspetos. Estes incluem a escolha do solo ideal, que deve ter capacidade de drenagem e uma base fertilizada. Durante a época de floração, é também necessário fertilizar a planta todos os meses com oligoelementos, fósforo e potássio.

A rega deve ser moderada: o excesso de água pode ser perigoso para estas plantas, predispondo-as ao apodrecimento das raízes. É aconselhável esperar que o solo seque completamente antes de proceder à próxima rega. Se desejares efetuar uma replantação, considera programar uma de dois em dois anos.

 

Posicionamento ideal para as plantas de crassula

O posicionamento desempenha um papel crucial no crescimento das crassuláceas, mesmo em apartamentos. Estas plantas adoram a luz, por isso considera colocá-las perto de uma janela ou de uma varanda. As crassuláceas desenvolvem-se bem em locais bem ventilados, onde o ar circula livremente e a humidade é baixa. Durante os meses de inverno, quando a temperatura desce, é essencial protegê-las do frio, uma vez que, provenientes de climas quentes, a temperatura ideal é de cerca de 21 graus e nunca desce abaixo dos 7-10 graus.

 

Crassula: a planta que traz dinheiro

Porque é que a Crassula é vulgarmente conhecida como a "planta do dinheiro" ou "árvore do dinheiro"? A Crassula ovata, com as suas folhas carnudas de forma oval que se assemelham a pequenas moedas, é frequentemente associada a símbolos de boa sorte nas tradições orientais ou no Feng Shui.

Em geral, esta planta é também oferecida como prenda quando se deseja boa sorte e prosperidade a alguém. Não é por acaso que é escolhida aquando da inauguração de um novo escritório, de um casamento ou de uma ocasião importante de negócios ou de estudo. No entanto, se a planta for colocada no interior, lembra-te de comprar espécies anãs ou de baixo crescimento. Desta forma, o sortudo poderá manter a planta na sua secretária ou num canto da sala.

Fonte: Idealista News

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.