Tarifa bi-horária na eletricidade: Saiba se compensa ou não

A tarifa bi-horária da eletricidade pode ser uma maneira de poupar numa altura em que a conta da luz aumenta cada vez mais. No entanto, tudo depende do seu consumo diário de eletricidade, não só em termos de quantidade, como em termos de distribuição do consumo pelas horas do dia. Saiba mais.
26 mai 2022 min de leitura
Preço da eletricidade
O preço que se paga pela luz vai depender do tipo de tarifa que se está a contratar com o fornecedor de eletricidade.

O mais comum é pagar o mesmo pela energia que se consome, independentemente da hora do dia. Isto é, é cobrado um valor único por cada Kw gasto, que se trata, nada mais, nada menos do que um valor médio.

No entanto, na realidade há horários em que a eletricidade é mais barata, uma vez que existe menos procura (normalmente à noite e fins de semana) e mais cara quando a procura é maior, normalmente durante o dia.

Esta realidade significa tarifas diferentes, onde poderá ter poupanças, contudo, para tal é necessário analisar o padrão de consumo.

Três tipos de tarifas de eletricidade
Há três tipos de tarifas essenciais a saber para se poder decidir qual a que melhor se adequa. Deve-se ter sempre em mente que o propósito é diminuir a conta da luz que tem de pagar todos os meses.

Tarifa Simples
Com esta tarifa paga sempre o mesmo preço pelo Kw gasto, independentemente da hora do dia e da altura do ano (ou seja, não existem ciclos horários)

Tarifa Bi-horária
Nesta tarifa existem dois preços para a energia gasta, em dois períodos distintos:
  • Horas de vazio – neste período o preço é mais baixo do que o pago na tarifa simples (normalmente noite e fim de semana);
  • Horas fora de vazio – neste período o preço é mais alto, e superior ao pago na tarifa simples.


O período de horas de vazio e não vazio depende do ciclo horário que escolhe. Existem dois ciclos horários:
  • Ciclo diário – em que os períodos de hora de vazio e não vazio são iguais todos os dias da semana e durante todo o ano. As horas de vazio são entre as 22 horas e as 8 da manhã.
  • Ciclo semanal – em que os períodos variam conforme seja dia de semana sábado ou domingo e ainda consoante seja inverno ou verão.
    • No Inverno as horas de vazio são, durante a semana, entre as 00h e as 7H, ao sábado entre as 22h e as 9.30h e entre as 13h e as 18h.30, e ao domingo o dia todo.
    • No verão face ao inverno apenas mudam as horas de vazio ao sábado – são ente s 22h e as 9h e as 14h e as 20h.


Tarifa Tri-horária
Nesta tarifa existem três períodos de consumo, classificadas por tipo de horas:
  • Vazio – preço mais baixo (normalmente noite e fim de semana)
  • Cheias – preço intermédio
  • Ponta – preço mais alto.


Há ainda os dois ciclos horários, ambos com horário distintos no inverno e verão. Esta tarifa é pouco utilizada, podendo,contudo, compensar se tiver um jardim onde faça a rega automática à noite.

Vantagens e Desvantagens da tarifa bi-horária

Vantagens da tarifa bi-horária
No ciclo diário terá 70 horas de vazio e no semanal terá 76 horas de vazio, sendo que no domingo todas as horas são mais baratas, ou seja, são horas de vazio.

Desvantagens da tarifa bi-horária
Paga-se menos pelas horas de vazio, no entanto, também se paga mais pelas horas fora de vazio. Neste sentido, é essencial ter disciplina no uso dos eletrodomésticos que mais consomem energia como as máquinas de lavar e o forno.

Programe as máquinas para a noite, e se possível faça pratos de forno ao fim de semana. Quanto ao ferro de engomar, use-o ao domingo se tiver optado pelo ciclo semanal.

Como escolher a melhor tarifa
Para escolher a melhor tarifa para uma casa, deve-se analisar quando gasta mais luz. As estatísticas apontam para que a tarifa bi-horária compensa para quem consome cerca de 35% da energia nas horas de vazio.

Se está o dia todo em casa, por manter o teletrabalho, e faz nos intervalos as tarefas domésticas, compensa ter a tarifa simples. Mas se está o dia todo fora de casa e faz as suas tarefa domésticas à noite e durante o fim de semana, irá de certeza compensar a tarifa bi-horária. 

Posteriormente, deve-se analisar, deste qual o período onde irá concentrar as suas tarefas. Se as fizer ao domingo, seguramente o semanal.

Fonte: Super CAsa
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.