Vantagens e desvantagens das piscinas desmontáveis

Cada vez mais bonitos, práticos e resistentes, os modelos que se montam e desmontam são uma alternativa aos de construção tradicional.
27 mai 2021 min de leitura

Com a chegada das altas temperaturas típicas do verão, todos gostamos de desfrutar de um bom banho refrescante, um dos maiores prazeres desta época. Portanto, ter piscina em casa é, sem dúvida, a melhor solução para poder enfrentar o calor.

Todos aqueles que dispõem de pequeno logradouro ou jardim têm a possibilidade de recorrer à instalação de uma piscina desmontável, que fica elevada à superfície e é portátil. O grande desenvolvimento neste tipo de piscina ao longo dos anos fez com que passasse a ser fabricada com materiais de elevada qualidade e com grande resistência e durabilidade, sem deixar nada a invejar às piscinas de obra tradicionais.

Necessitas de uma piscina desmontável?

Apesar de toda a gente gostar de ter uma piscina grande no jardim, para poder dar umas belas braçadas, a realidade é que na maioria dos casos não se tem o espaço nem a infraestrutura adequada para tal, bem como elevado orçamento necessário para garantir a sua construção e manutenção.

Mas isso não significa que não se possa ter uma boa piscina para aproveitar o verão e enfrentar o calor. E cada vez são mais as pessoas que optam pelas piscinas desmontáveis, a solução mais engenhosa e prática. Dentro desta categoria podemos encontrar diferentes tipos, embora todos tenham uma série de características em comum que nos permitem determinar as suas vantagens e desvantagens.

Amazon
Amazon

Vantagens das piscinas desmontáveis

É normal que se fique indeciso sobre como escolher o tipo de piscina mais adequado. Por isso, vamos falar sobre as principais vantagens das piscinas desmontáveis, para ajudar a tomar uma melhor decisão. São as seguintes:

Instalação simples

Uma das principais vantagens que encontramos nas piscinas desmontáveis é que têm uma instalação simples. Para se poder desfrutar de um destes modelos em casa, não é necessário realizar nenhum tipo de trabalho, o que evitará dores de cabeça. Poderá ser instalado em qualquer local onde houver espaço disponível para o mesmo, tendo apenas que se montar os seus componentes, enchê-lo de água e aproveitar.

Além disso, se a qualquer momento se decidir mudar de local, poderá fazer-se sem problemas. Na verdade, graças ao seu sistema de montagem, estes modelos podem ser montados em locais onde as piscinas tradicionais seriam impossíveis de colocar.

Aproveitamento do espaço

Por serem piscinas desmontáveis, como se deduz do seu próprio nome, podes desinstalá-las após o verão ou quando souberes que não as usarás por meses. Desta forma, não terás uma piscina o ano todo ocupando um espaço que poderias aproveitar para outros usos. Da mesma forma, se decidires mudar de casa, terás a possibilidade de levá-la contigo para onde fores, evitando ter que fazer um novo investimento numa zona de banhos.

Mais barato e com uma ampla gama de opções

As piscinas desmontáveis são mais baratas do que piscinas tradicionais. Embora o preço final dependa dos seus materiais, tamanho, etc. estes modelos envolvem um investimento menor do que apostar nos tradicionais. E apesar do baixo custo, estão cada vez a tornar-se mais sólidos e resistentes. Da mesma forma, deve-se ter em conta que existe uma grande variedade de piscinas desmontáveis no mercado, sendo possível encontrar diferentes formas, tamanhos, cores, custos... Assim será mais fácil encontrar a que seja perfeita para as tuas necessidades e preferências.

Manutenção mínima

Estes tipos de piscinas têm uma vantagem adicional muito importante e que tem a ver com a sua manutenção. Nesse caso, os cuidados mínimos são necessários, principalmente porque só será usados durante o verão. Desta forma, evitarás ter que fazer manutenções regulares ao longo do ano, como acontece com outros tipos de opções como as piscinas construídas tradicionalmente, o que significa um maior esforço e custo económico. Com a piscina desmontável vais poupar tanto na hora da compra quanto ao mantê-la em perfeito estado para a tua diversão.

Desvantagens das piscinas desmontáveis

Tal como acontece com qualquer outro tipo de piscina ou produto, para além das vantagens, apresenta também uma série de desvantagens que vale a pena ter em consideração:

Mais pequenas

Ainda que existam piscinas desmontáveis de vários tamanhos diferentes para se adaptarem às necessidades de praticamente qualquer pessoa, é verdade que existem outros tipos de piscinas que podem ser encontradas de um tamanho maior e até mesmo tão grande quanto desejado, como no caso das piscinas de obra.

No entanto, isto só vai preocupar a quem procure uma piscina para a prática de atividades desportivas ou para ser utilizada por um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Para a grande maioria das residências, um modelo desmontável é suficiente.

Estética

Os fabricantes de piscinas desmontáveis têm fomentado cada vez mais a criação de designs mais bonitos que podem ser perfeitamente integrados ao jardim. No entanto, sendo piscinas elevadas, é inegável que irão reduzir alguma visibilidade no jardim.

Além disso, ao contrário do que acontece com outros tipos de piscinas fixas ou de construção, não podem ser enterradas para ocupar menos espaço vertical; e há menos flexibilidade quando se trata de personalizá-los.

Durabilidade inferior

Este tipo de piscina tem uma durabilidade menor do que aquelas enterradas, como regra geral. No entanto, os avanços do setor tornam-nas cada vez mais duráveis ​​e resistentes, e por isso cada vez mais a distância que as separa é menor.

Sistema de filtragem único

Ao contrário do que acontece nas piscinas tradicionais, em que existem diferentes opções de estações de tratamento a instalar, nas piscinas desmontáveis existe um único sistema de filtração para cada piscina.

Fonte: Idealista News

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.